Alguma dúvida?

domingo, 22 de agosto de 2010

Educar é... INFLUENCIAR

      Um dia eu já fui uma garota alienada que olhava 'Malhação' comendo Trakinas; que pensava que todos tinham a mesma condição social e financeira que eu; que ficava triste por não ter aquele tênis de marca, de R$500... É, eu já fui assim e creio que você também, talvez não da mesma forma, mas você já deve ter passado por essa fase. Mas, pela influência de uma professora maravilhosa que tive, meio Vera Guasso- Tchê Guevara, mudei minhas opiniões (graças a Deus!!!) e comecei a ver as coisas que aconteciam ao meu redor numa perspectiva diferente. Essa professora me influenciou muito e através dos valores éticos e morais que ela ensinava, pude formar os meus também.
     Não é de hoje que vemos professores e educadores influenciando seus alunos. Você mesmo, recebeu muitas influências dos seus. Tudo isso começou há muito tempo atrás, com os Jesuítas. Eles foram os primeiros professores formais do nosso país e influenciaram não só os índios com quem tiveram contato, mas toda a estrutura educacional que conhecemos.


Para compreender melhor...
  • A Ordem dos Jesuítas foi fundada em 1534, por Santo Inácio de Loyolla, no reinado do Papa Paulo III, e tinha como objetivo conter o avanço do Protestantismo por meio de operações na igreja, afim de acabar também com as críticas reformistas.
  • Na Europa ensinaram em seminários, colégios e universidades, tentando recuperar os adeptos da Igreja Católica Romana. Já no Brasil, que havia sido recém "descoberto" pelos portugueses, trabalharam na catequização e educação de índios, colonos e filhos de colonos, além de contribuir na "organização burocrática da nascente sociedade brasileira"¹.
  • Fundaram escolas elementares, secundárias, seminários e missões, de 1549 até 1759, por várias partes do território brasileiro.
  • Para os Jesuítas, a educação era fundamental, pois era o momento em que podiam expor e defender as ideias e os valores cristãos; a escola era o ringue onde os ideais protestantes podiam ser derrubados, ou seja, era o momento em que podiam influenciar seus alunos, fazendo com que pensassem da mesma forma que eles. Também ensinavam a ler e a escrever, Matemática e até Literatura.
    
     Além das marcas históricas que os Jesuítas deixaram, outras "heranças" da sua passagem por aqui são vistas até hoje:
  1. O Catolicismo como religião predominante no país;
  2. O Português como língua oficial, com algumas alterações, é claro;
  3. A estrutura do ensino- Os Jesuítas dividiam o ensino em dois graus: inferior, que corresponde ao nosso Ensino Médio, e superior, que corresponde ao nosso Ensino Superior;
  4. A divisão social, onde a elite é a detentora do conhecimento e da cultura;
  5. Mudança completa nos hábitos e cultura indígena.
     Ou seja, a influência dos Jesuítas foi tão grande que num período de 210 anos, "eles catequizaram maciçamente os índios, educaram os filhos dos colonos, formaram novos sacerdotes e a elite intelectual brasileira, promoveram o controle da fé e da moral dos habitantes e a difusão e unificação da língua portuguesa de Norte a Sul do país."¹
    Viu como não é de hoje que professores têm a capacidade de influenciar? Olhando para trás vemos isso muito bem retratado na história dos Jesuítas aqui no Brasil. Por isso, fica o conselho: influencie para o bem quem está ao seu redor. Todos nós somos professores e alunos na grande Escola da vida, portanto, use a sua capacidade de influenciar para coisas que façam crescer e que edifiquem, tanto a você mesmo, quanto aos que estão a sua volta.


1: A Educação Jesuítica no Brasil- Maria José Aviz do Rosário (UFPA/UFSCAR) e José Carlos da Silva (UFMS/UFSCAR) 

9 comentários:

  1. Oi Carol!! Adorei teu blogg. Agora vou esperar as relações com as teorias sociológicas, ok? É só utilizar o que já discutimos em aula. bjs

    ResponderExcluir
  2. Gurias: Achei que o Blog fosse só da Carl em função da introdução. Vou esperar as postagens de todas, ok?
    bjs

    ResponderExcluir
  3. A influência dos Jesuitas se dava atráves de teatros, músicas, entre outras, mas era tudo relacionado com o catolicismo. Podemos observar que ainda hoje ocorre esta influência católica, pois no ensino fundamental é obrigatório o componente curricular de ensino religioso que tem como objetivo mostrar os paradigmas religiosos na igreja católica.

    ResponderExcluir
  4. É... Eles influenciaram mesmo a educação brasileira! O uso de atividades mais interativas e lúdicas, como a Débora comentou acima, é um ponto bastante positivo do ensino jesuítico. Podemos ver que não foi por acaso que eles ficaram por aqui mais de 200 anos...

    ResponderExcluir
  5. Influenciaram muito, o que eram os Santos do Pau oco, uma forma bem estratégica de cativar os indígenas,essa influência tinha por trás muitos interesses por parte da coroa e por parte dos jesuítas.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente a nossa sociedade é fruto dessa influência histórica. Falamos tanto em desenvolvimento e esquecemos de respeitar, ás vezes, as demais culturas.
    Não podemos esquecer que nem todos os índios foram coniventes com os acontecimentos, talvez por sentirem a destruição de seus valores.
    Já dizia Sepé Tiarayu (...)essa terra já tem dono(...).
    Acho que ele sabia bem o que estava dizendo!
    Adorei o Blog Gurias!
    Abraços
    Gabrielli Pio

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de elogiar o comentário da Gabi sobre essa conivência, e para aqueles que já leram a obra "O Uraguai" de Basílio da Gama, sabem como são bonitas as palavras de Sepé, e ele tinha toda a razão em dizer que essa terra já tinha dono, devemos sem dúvidas respeitar as demais culturas e aprender também sobre elas,cada uma tem um ponto de vista estes possum seu próprios valores.

    ResponderExcluir
  8. Que legal!
    Esse valor à educação també teve lugar entre os protestantes na Europa, quando criaram as Universidades de Oxford e Harvard (entres as maiores do mundo, em todas as épocas, praticamente), com a intenção de elevar a cutura da sociedade para facilitar a compreensão das Escrituras. Foi de Oxford que saíram alguns dos maiores revolucionários da história como John & Charles Wesley e George Whitefield.
    Será que essa investida por parte dos jesuítas teve algum valor apostólico, digo, contribuiu muito para que os brasileiros cressem em Jesus? Ou sera que foi puro catolicismo religioso? Tenho pensado nisso, mas ainda não me dei ao trabalho de pesquisar. Bem ,que Deus abençoe vocês! Não esqueçam do filho dele, muito importante!!

    http://jonny-owl.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. *correção: Harvard situa-se em Os Estados Unidos da América, mas também foi fundada por protestantes com o mesmo propósito.

    ResponderExcluir