Alguma dúvida?

sábado, 11 de setembro de 2010

Educar é Influenciar!

A Influência de Padre Antônio Vieira

Comentando a postagem da Carol, acredito que o profesor tenha um papel muito influenciador na vida de seu aluno, muitas vezes mudamos nosso modo de pensar de acordo com o pensamento de algum professor revolucionário.


A educação dos índios por exemplo foi muito influenciada pelo Padre Antônio Vieira, este era alguém que ensinava e aprendia e acho isso fundamental na atuação do professor, nós como futuros professores devemos aprender com nosso aluno para também poder ensinar.


Voltando ao Padre Antônio Vieira, este, diferente dos demais portugueses, influenciou e educou os índios através da catequese e do modo de viver também...

4 comentários:

  1. É isso aí! Educar é trocar, é interagir. Não é só o professor que ensina, nem só o aluno que aprende, ambos fazem isso. Vale lembrar também que nossos atos falam mais alto que nossas palavras, então é importante haver coerência entre nosso discurso e nosso modo de agir.

    ResponderExcluir
  2. Realmente,é aquela velha história "Faça o que digo,mas não o que faço", infelizente já vivenciei uma situação em que uma professora minha ensinou a importância d se preservar a natureza e como é errado poluirmos o meio ambiente, bonito discurso seria se ela não estivesse na hora do intervalo jogando um papel de bala no chão...essa certamente é uma péssima influência para os alunos,não aplica o que ensina.

    ResponderExcluir
  3. E assim, pelo mal exemplo, neste caso, do professor, os valores que ele tenta ensinar caem por terra, pois o aluno não entende como alguém pode falar algo que não pratica ou pior, exigir algo que não faz? Isso faz com que os ensinamentos percam seu crédito.

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito que o professor não é só aquele que entra na sala de aula, aplica sua disciplina e vai embora. Acredito que ser professor é muito mais que isso, é educar, ensinar, muitas vezes aprender com seus educandos. Ser professor pode ir muito mais alem do ambiente escolar, pois muitas vezes nos tornamos uma parte da família de nossos alunos. Rhayza (pedagogia - UFRGS)

    ResponderExcluir