Alguma dúvida?

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Estudo Errado...



Aproveitando a abordagem da Débora em relação ao Capitalismo e a Educação, quero começar essa postagem com um exemplo típico da falta de interesse de alunos por certos conteúdos...


Para esboçar o que estou pensando nesse momento, convido a todos a darem uma olhadinha na letra da música de "Gabriel O Pensador" - "Estudo Errado"...




"Manhê! Tirei um dez na prova

Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova

Decorei toda lição

Não errei nenhuma questão

Não aprendi nada de bom

Mas tirei dez! (Boa Filhão!)



Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

Decorei, copiei,memorizei, mas não entendi

Decoreba: Esse é o método de ensino

Eles me tratam como ameba e assim eu não raciociono

Não aprendo as causas nem consequências só decoro os fatos

Desse jeito até história fica chato

mas os velhos me disseram que o "porque" é o segredo

Então quando eu não entendo nada, eu levanto o dedo

Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente

Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente..."


-Esse primeiro trecho detalha o como o aluno se sai bem em provas e trabalhos decorando os conteúdos dados em aula, a minha sobrinha por exemplo decorou todas as questões do caderno para tirar uma boa nota na provinha da escola (detalhe: ela está no 5º ano- a dita 4ª série), no momento da prova, a professora trocou a ordem das questões e ela tirou um zero...para os pais dela por exemplo...não é importante o quanto ela aprende, estes não se dedicam a esclarecer algumas dúvidas frequentes que ela tem, mas fazem questão de um boletim com notas máximas, SERÁ QUE UM CEM NO BOLETIM SIGNIFICA APRENDIZAGEM?


"Eu sei que o estudo é uma coisa boa

O problema é que sem motivação a gente enjoa..."


- Esse último trechinho, já destaca a baixa qualidade do ensino na visão do aluno... o próprio aluno tem a consciência da importância de aprender, mas para que se aprenda é necessário que o professor também aprenda, ou seja, conheça seus alunos e as suas necessidades e se atualize, conseguindo assim construir o conhecimento junto com o aluno, para que este aluno consiga formular seu próprio conceito, não utilizando-se de conceitos prontos sublinhados no caderno...assim é fácil ir bem na prova...decorando conceitos prontos, assim é fácil ser professor, repassando conteúdos sem uma didática motivadora...


Como futuros professores, queremos reformular o método de ensino, para que este torne-se curioso para o aluno...


Construir o conhecimento não é apenas adiquirí-lo, mas também absorvê-lo com entendimento...

7 comentários:

  1. No que depender da nossa turma de Licenciatura, essa moda da "Decoreba" está com os dias contados!!! Brincadeiras à parte, é preocupante o quadro da educação brasileira... O que mais vemos são alunos que não sabem o que supostamente "aprenderam" e professores que perderam a alegria e a motivação pelo que fazem. Como é possível ensinar e aprender num contexto desses??

    ResponderExcluir
  2. É Carol realmente o quadro em que se encontra a educação é crítico,professores que trabalham desmotivados pelo salário que ganham, e a falta de interesse de alunos que no contexto atual não têm vontade de aprender para a vida, adquirir conhecimento,infelizmente muita gente só decora para passar em vestibulares, e enquanto o tempo passa vão percebendo o como é importante "o saber",a vontade de estar sempre descobrindo conceitos novos e de certa forma aplicando esses conceitos na própria vida...
    Acho que como futuros professores devemos promover no aluno a curiosidade e a vontade de aprender, sem esquecer é claro que o professor também deve se atualizar,melhorando cada vez mais sua didática.

    ResponderExcluir
  3. Eu, infelizmente, era um desses alunos preocupados em decorar para chegar em casa e dizer pra mãe: "manhê tirei um dez". Ela achava um máximo, bem como todos os pais acham.

    Então, o problema é o sistema que é todo errado. Começando pelos pais, passando pelos alunos e, obviamente, pelo professor que tem uma didática que é falha e nenhuma motivação para dar uma boa aula que desperte interesse do aluno, para que este queira buscar o conhecimento fora da sala de aula.

    Eu, por exemplo, fiz dois anos de curso pré-vestibular onde depois de ter um dia cansativo, de 8 horas trabalhadas, tinha motivação para ir à aula e prestar atenção, pois os professores tinham vontade de estar ali à noite para ensinar, o que na realidade era para revisar, mas como o ensino é defazado eles tinham que ensinar novamente.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente a escola tradicional, ou melhor a didatica tradicional nos traz isso.Esse copia e cola, modernamente sendo Ctrl C- Ctrl v. E somos nós que "escolhemos" esses métodos. Antes de um aluno desmotivado, temos o professor desmotivado. E qual será o grande problema? salário? Escolas sem segurança? Enfim, nessa pergunta retórica temos grandes respostas. Antes de subjulgar a melhor forma é entender a doença do século, como a "doença do professor" a depressão. E talvez por esse compreendimento do professor desmotivado possamos entender pq de levar pra dentro da sala de aula esse "metodo" copia e cola?

    ResponderExcluir
  5. Respodendo a mim. Pq é o metodo mais facil de uma má educação, se eu como professora estou desmotivada, não posso motivar um outro individuo. Se não vivo bem individualmente na sociedade não vou conseguir me esforçar no meu trabalho. E também não é sendo um professor positivista que vou conseguir mudar muitas coisas. Não vamos nos canalizar nesse método se já conhecemos a resposta. Mas sim, pensarmos juntos numa melhor maneira de conhecimento...

    ResponderExcluir
  6. Realmente, temos que focar nossas ideias para construir métodos e modelos para transformar o panorama atual da educação. Certamente há muito para fazer, mas ainda bem que o primeiro passo já está sendo dado, que é reconhecer que os problemas existem.

    ResponderExcluir
  7. É muito importante perceber essa questão da doença do professor, até que ponto isso muda a postura desse profissional? Como mudar isso, sabendo que as circunstâncias dentro da escola está do jeito que está, muitos professores têm medo de dar aula, pânico de entrar na escola, qual o motivo de isso ocorrer?
    Ta aí mais uma pergunta para pensarmos e entendermos e é só dessa maneira que podemos concretizar mudanças de acordo com nossos pensamentos.

    ResponderExcluir