Alguma dúvida?

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O capitalismo na sala de aula


O capitalismo tem como principal objetivo obtenção de lucro. Na sociedade capitalista, o elemento central é o dinheiro (capital), o qual é investido para gerar lucro.
Como podemos ver, a sociedade capitalista é um ciclo que gira em torno do investimento e da geração de lucro. Na escola, podemos constatar o reflexo dessa sociedade, pois o funcionamento da grande maioria das salas de aula se dá em torno de "trocas" visando vantagens. Por exemplo, "qual o estímulo do aluno na sala de aula? O que o leva a fazer as atividades propostas?" A nota, a qual é a recompessa pelo seu "trabalho".
É possível fugir desse ciclo na escola? Ou seja, é possível retirar dos alunos o "espírito mercenário"?

2 comentários:

  1. Esse ciclo realmente está presente nas escolas...os alunos estão mais interessados em saber o quanto vão tirar na prova, que é um fundamento para avançar de série, do que em aproveitar os trabalhos e provas para adquirir conhecimento, a causa disso também está ligada ao ensino conservador de professores que não motivam os alunos a buscarem conhecimento, formularem seu próprios conceitos...Infelizmente,para o aluno a recompensa é uma nota e para certos professores,mandar fazer um trabalho é matéria dada...ciclo vicioso do fracasso do ensino...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vocês duas, meninas... É um ciclo vicioso de fracasso no ensino. Lembro bem que quando eu estava na escola, queria muito tirar notas altas e meus pais esperavam e cobravam isso de mim. É difícil, até mesmo para nós, tentar entender a educação sem esse tipo de parâmetro (obtenção de nota, etc.), pois fomos doutrinados assim, porém não é impossível. Daqui uns anos seremos professores e temos que acabar essa idéia, pois nota não é sinônimo de aprendizagem.

    ResponderExcluir