Alguma dúvida?

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Educar é... Construir

                            
        Sem dúvida alguma, a escola tem papel fundamental na construção do conhecimento que a sociedade tem, afinal, é nela que são ensinados os conhecimentos científicos e a cultura geral. No entanto, será que a escola apenas constrói o indivíduo racional, ou seja, aquele que tem os conhecimentos mencionados acima, ou ela é importante para uma  formação completa (incluindo caráter e moral)?
      Muitos educadores e teóricos já refletiam sobre isso; veja que interessante o posicionamento de dois deles a respeito do assunto...
    
                       

A escola para VYGOTSKY

"... A particular importância da instituição escola nas sociedades letradas: os procedimentos de instrução deliberada que nela ocorrem (e aqui destaca- se a transmissão de conceitos inseridos em sistemas de conhecimentos articulados pelas diversas disciplinas científicas) são fundamentais na construção dos processos psicológicos dos indivíduos dessas sociedades. A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PROVOCA AVANÇOS QUE NÃO OCORREM ESPONTANEAMENTE..."

"... O processo de ensino [e] aprendizagem que ocorre na escola propicia o acesso aos membros imaturos da cultura letrada ao conhecimento acumulado  pela ciência e a procedimentos metacognitivos, centrais ao próprio modo de articulação dos conceitos científicos..." (Kohl, In La Taille, 1992, p. 33)


A escola para ARROYO

[... a função social e cultural da escola de educação básica diante da infância, da adolescência e da juventude é mais, é formá- las como totalidades humanas que têm direito a se constituir como humano, a aprender as complexas artes de ser gente.]

Se ensinar é uma relação complexa entre docentes e aprendizes, educar- no sentido de formar o sujeito pleno, ético, cognitivo, estético, sua mente, sua memória, sua emoção, sua corporeidade e sua identidade de classe, de raça e de gênero- põe em jogo interações humanas ainda mais complexas entre educadores e educandos. (ARROYO. In MOLL, 2004, p. 14- 15)


       E então, nos perguntamos novamente: a escola apenas ensina os conhecimentos "letrados e científicos" ou pode construir um sujeito pleno?
Não há dúvidas! A escola é um dos meios mais poderosos para promover o crescimento completo de alguém- que responsabilidade, hein professores?!- pois é lá que passamos grande parte de nossa vida, interagindo, aprendendo, ensinando, brincando e às vezes até chorando... Ela é o lugar ideal para que aconteçam mudanças, avanços e progressos- tanto do ponto de vista, digamos, científico, como no que tange à ética, moral e construção do caráter.
      Além disso, a escola tem o papel de formar indivíduos pensantes, que aprendam e que tenham consciência do que estão aprendendo.

     Diante de tudo isso, temos que compreender o grande valor dessa instituição; é nela que poderemos dar o primeiro passo para transformar a realidade cruel que enfrentamos todos os dias. A escola e a educação não são "o futuro da nação", mas sim o caminho para a construção plena deste futuro...

3 comentários:

  1. Com certeza temos na escola esta grande incumbência, formar cidadãos plenos, capazes de discernirem as entrelinhas dos acontecimentos em cada momento.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, o blog está muito bom, mas quero ler sobre a Republica!!!!!!! Abraços,Márcia

    ResponderExcluir
  3. A obrigatoriedade de ser educado em uma instituição de ensino é pertencente à nossa cultura. A essência da escola transcende a instituição e é muito mais antiga que ela, o que é de conhecimento geral. A instituição escolar é um método entre muitos possíveis mas não explorados onde algumas pessoas são designadas para e responsabilizadas pela formação de muitos indivíduos. Talvez outros métodos fossem, se não mais justos, mais eficientes..

    http://jonny-owl.blogspot.com

    ResponderExcluir